O processo de luto pode ser muito difícil para algumas pessoas, por isso saber como auxiliá-las é fundamental para que essa dor da perda não se torne algo mais sério, como uma possível depressão e, caso venha a acontecer, também saber como proceder.
Perder um ente querido é algo muito doloroso e pode ser um processo demorado até que o familiar consiga lidar com a perda de forma mais consciente. Isso ocorre pois, no que chamamos de luto, podem haver algumas fases com as quais a pessoa enlutada não consegue lidar e acaba permanecendo tempo demais entre pensamentos de culpa ou sem conseguir aceitar o fato. Nesses casos é muito importante que haja pessoas próximas para auxiliá-las, como amigos e familiares.
Em alguns casos a perda de alguém pode ser menos dolorosa, pois é algo com o qual já estamos lidando há algum tempo, quando, por exemplo, nosso avô ou nossa avó, já estão bastante velhinhos e, ainda que não queiramos pensar nisso, sabemos que a qualquer momento pode acontecer, pois, enfim, é algo natural. Por outro lado, podemos pensar em coisas boas ainda antes da sua partida, como ela viveu bastante e chegou a uma idade avançada bem e com saúde dentro das circunstâncias, como a idade avançada.
Com isso, a perda é algo que vem sendo processada silenciosamente em nosso inconsciente e quando ocorre de fato, temos mais “recursos” para lidar com ela. Porém, em outros casos ela pode ser muito repentina e causar espanto e perplexidade. Nesses casos, é muito mais difícil entender e superar o que houve, e é justamente nesses casos que costumam ocorrer os processos de luto demorados e mais complicados de superar.
O apoio da família e amigos
Como dissemos, quando a perda é mais abrupta e ocorre de maneira antinatural, como em casos de acidente, é muito mais difícil lidar com a questão. E nesses momentos é de suma importância que familiares e amigos estejam unidos para ajudar e auxiliar a pessoa enlutada.
E isso não apenas quando a perda acontece, ou seja, ainda próximo do ocorrido, mas também tempos depois. É importante acompanhar de perto esse processo, no entanto, respeitando o seu espaço e momentos de reflexão. Porém, demonstrando que está ao seu lado para o que precisar, convidando-a para passeios, para ir a um parque caminhar, para um almoço e estar disponível para ouví-la.
A importância do acompanhamento profissional
Em alguns casos o processo de luto pode se alongar e acabar se tornando uma depressão, por isso é importante estar atento aos sinais de que a pessoa não está conseguindo lidar com a perda. Esses sinais podem ser diversos, mas alguns costumam ser característicos, como o isolamento, perda de interesse em atividades que antes ela gostava, perda de rendimento no trabalho ou nos estudos, enfim, os sinais podem ser diversos.
Nesses casos, é sempre aconselhável o acompanhamento de um profissional que consiga orientar e saber a melhor maneira de ajudar a pessoa superar. Vale ressaltar que em alguns casos o tratamento que pode se alongar e também necessitar de medicação, mas o importante é não deixar que a situação se alongue sem o auxílio de ajuda profissional. Portanto, se você conhece alguém que esteja em situação semelhante procure a ajuda de um profissional ou a auxilie a procurar o tratamento mais adequado.
Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços!